top of page

 

 

O Cane Corso é amigável e aberto com todos, mas tem um forte senso territorial. Este cão é um excelente cão de guarda, raramente se desvia da base e tem um excelente senso de moderação. Não é o tipo de cão que costuma latir aleatoriamente ou excessivamente. Esta raça é tranqüila e muito calma, só fazendo barulho quando achar que é realmente necessário.

O Cane Corso é rústico, vigoroso, enérgico, intrepidamente corajoso, orgulhoso e muito equilibrado. Este cão é bastante dócil e afetuoso com seu dono, além de muito paciente com crianças, mas mostra-se desconfiado com estranhos – justamente em função da sua natureza defensora e territorialista, que fazem com que ele atue tão bem em trabalhos envolvidos com a polícia ou com o pastoreio.

Mostrando-se muito dócil e afetuoso com seus donos, paciente com as crianças e sociável de uma forma geral, este cão merece atenção no sentido de treinamentos desde a sua fase de filhote – para que a sua energia seja condicionada da melhor maneira.

Mesmo parecendo estar sempre desconfiado com a presença de estranhos, esta raça é muito fácil de se adestrar – no entanto, exige a presença de um tutor que tenha pulso firme e confiança nas suas ordens, possibilitando que o animal aprenda a respeitá-lo por completo e exponha toda a sua fidelidade e obediência do dia-a-dia.

 

 

São muito utilizados como cães de guarda, mas também podem ser usados como cães de defesa, de caça, pastoreiro e, claro, de companhia. A raça dispensa cuidados específicos, bastando apenas oferecer bastante espaço para que eles possam fazer exercícios e manter o pelo com uma escovação semanal. O Cane Corso é muito sólido e sua pele é muito espessa. A musculatura é poderosa e seu porte muito elegante, com movimentos ágeis, e o trote é a forma de andar preferida desta raça.

Embora os cuidados com o Cane Cosro no dia-a-dia não sejam muitos ou bastante exigentes, é necessário manter a sua pelagem escovada para evitar o acumulo de sujeira e o aparecimento de problemas de pele; sendo que há chances de eu se desenvolvam algumas complicações específicas de saúde ao longo da sua vida em função do seu grande porte.

A temida displasia coxofemoral é um dos problemas mais comuns e temidos entre os donos de cães que criam um exemplar da raça Cane Corso; já que, por seu uma doença de origem hereditária, não pode ser prevenida – podendo prejudicar amplamente a mobilidade do animal e, consequentemente, todo o seu estado de saúde.

Problemas relacionados às juntas, articulações e estrutura óssea também são relativamente comuns na vida dos cachorros desta raça específica, já que contam com a característica que mais influencia no aparecimento desse tipo de complicação: o grande porte. Em função disso, é importante que os donos de cães Cane Corso marquem consultas periódicas com profissionais veterinários – podendo diagnosticar o aparecimento de problemas de forma precoce e iniciar tratamentos imediatamente – dando uma oportunidade para que a complicação seja curada ou amenizada e permita uma vida com mais bem-estar para o animal.

Trazido para o Brasil em 1997 (a pedidos do apresentador de televisão Fausto Silva - Faustão), que é um grande apaixonado pela raça – o Cane Corso teve a sua docilidade e capacidade de socialização como principais atrativos; tornando-se um sucesso no País e caindo no gosto de amantes de animais e pessoas envolvidas com trabalhos ligados à proteção e defesa de pessoas e propriedades.

 

Características do Cane Corso.

© 2015 por JTC Sites.

bottom of page