






Extremamente energéticos, os Rottweilers amam jogar bola no quintal, corrida matinal ou uma boa caminhada no parque. Precisam de atenção e companheirismo de seus donos e, sem isso, tendem a ficar entediados e destrutivos.
Necessitando de uma carga relativamente alta de exercícios físicos para que se mantenha saudável e ativo, este cão precisa de espaços abertos onde possam ficar soltos (e, de preferência, sem coleiras) para que suas atividades possam ser executadas da melhor maneira – já que, enquanto dentro de casa, costuma se comportar de maneira acomodada e um tanto preguiçosa.
Um cão dessa raça, quando é negligenciado ou maltratado, pode fazer uma série de coisas terríveis com seus sapatos favoritos; no entanto, quando recebe atenção e cuidados e está feliz, pode ser um amigo dedicado. É extremamente importante que os Rottweilers sejam devidamente treinados, podendo, desta forma, ser feito um equilíbrio entre sua capacidade de ataque e agressividade e as suas particularidades de afeto e amor.
Características do Rottweiler.


Quando condicionado de maneira adequada, o cão desta raça pode ter uma relação altamente tranquila e carinhosa com as crianças e idosos, sendo fielmente dedicado aos seus donos e família. E tudo isto sem mencionar a extrema eficácia de vigilância do cão Rottweiler, que possui dons altíssimos de audição, percepção, ataque, defesa e agilidade – sendo que seu porte robusto, em muitos casos, nem mesmo necessita de fatores adicionais para manter os invasores e bandidos fora de seu território e longe de seus amados.
Antes de considerar adquirir um Rottweiler, você deve estar preparado para o seu tamanho enorme e temperamento desafiador – tendo em mente que treinamentos especiais são absolutamente necessários para que haja equilíbrio na vida desse animal. Confiante e manipulador, esse cachorro costuma mostrar pra você quem é que manda na maioria dos casos, e é justamente isso o que faz o seu adestramento tão necessário – permitindo que o seu dono seja o ser dominante da relação, e não o contrário.
Muitos podem testar sua autoridade, e especialistas em comportamento animal podem ser uma boa opção para acabar com esse tipo de problema. Entretanto, devido à sua alta capacidade de aprendizado, são treinados com relativa facilidade, assimilando diferentes comandos e respondendo seus proprietários de maneira imediata, sempre tão ansiosos para agradar.
Vindo de uma longa linhagem de pastores (que, de acordo com as possibilidades de sua origem, devem ter sido cruzados com cachorros da raça Mastiff Italiano para dar origem à raça), os cães da raça Rottweiler também apreciam tarefas e atividades estimulantes e, portanto, procure deixa-los ocupados sempre que for possível com jogos de agilidade e obediência – permitindo que eles tenham como gastar energia e aprender novos comandos ao mesmo tempo. Ao sair em público com a raça, é importante que ela seja mantida sob o seu controle (por meio de coleiras, guias e enforcadores, se necessário) durante todo o período, pois eles podem ser um pouco conflituosos em situações onde há a presença de outros cães.
Um Rottweiler saudável pode viver tanto tempo quanto 12 anos. Problemas de saúde mais comuns incluem displasia da anca e problemas oculares; no entanto, por ser uma raça de grande porte, a torção gástrica também é uma possibilidade na sua vida – portanto, manter-se sempre atento ao consumo de água e comida do cão é fundamental para evitar esse tipo de ocorrência (que, em muitos casos, pode ser fatal; especialmente se não tratado de maneira imediata).
A inteligência é uma das características notáveis da raça Rottweiler, está em 9º lugar entre os cães mais inteligentes e brilhantes, de acordo com o livro “The Intelligence of Dogs”, de Stanley Coren. São extremamente devotados e dedicados ao trabalho, tornando-o capaz de aprender comandos em menos de cinco repetições – sendo que em 95% das vezes, obedece ao primeiro comando que seu dono dá, demonstrando total obediência e tenacidade.